De 23 a 26 de outubro, aconteceu no Sítio Caeteuara, um dos maiores eventos do ano em Turiaçu: o Festival do Abacaxi 2025, realizado pela Cooperativa de Produtores de Abacaxi e pelo Instituto Zito Souza, o Festival contou com o apoio do Governo do Estado do Maranhão, SAF, AGERP, SEBRAE, SENAR, do empresário turiense Jamilson da Sabrina, dos deputados Florêncio Neto e Josimar de Maranhãozinho, do Secretário de Agricultura do Estado, Bira do Pindaré, além de patrocinadores locais como Nando Net, CIDARQ, Mary Ribeiro Make Beauty, PP Festas e Decorações, Sport Mídia e Supermercado JPaz e Studio de Fotografia Motriz que, juntos ajudaram a consolidar o evento como uma das maiores e mais importantes festas da região.
Durante quatro dias, a cidade viveu uma verdadeira festa da cultura popular, da música e da força da agricultura, celebrando o fruto que é símbolo da identidade turiense: o abacaxi mais doce do Brasil.
O primeiro dia de festival, 23 de outubro, começou com a Feira da Agricultura Familiar, que reuniu produtores locais em um espaço de valorização e fortalecimento do campo. Durante o evento, aconteceram palestras ministradas por instituições parceiras como SEBRAE, SENAR e AGERP, abordando temas sobre empreendedorismo rural, inovação e sustentabilidade.

Um dos grandes momentos da abertura foi a assinatura dos termos de doação de cinco barracas de feira do programa “Mais Renda Rural”, de um caminhão e de um trator agrícola para os produtores, doados pela SAF. O destaque do dia ficou por conta da conquista do tão esperado selo de certificação do Abacaxi de Turiaçu, que agora passa a ser comercializado apenas com o selo oficial, uma garantia de autenticidade e qualidade do verdadeiro Abacaxi de Turiaçu.

Ainda no primeiro dia, foi realizado o concurso “Maior Abacaxi”, premiando com R$ 500 o agricultor Oziel, da comunidade Serrinha, que apresentou o fruto de maior peso, com 2,839kg. Encerrando a noite, o Culto de Abertura reuniu a população em um momento de fé e gratidão, com bênçãos profetizadas para as próximas safras pelo pastor Raimundo Nonato, presidente da Assembleia de Deus em Turiaçu.
Na sexta-feira, dia 24, a Carretinha DR Sound abriu a noite com muita animação, preparando o público para a apresentação do Tambor de Crioula “Campeão do Nordeste”, do povoado Estrela Divina, que encantou a todos com um espetáculo de dança, ritmo e tradição.

Em seguida, o DJ Rômulo comandou a festa que antecedeu o aguardado concurso Rainha do Abacaxi 2025. Após uma disputa marcada por elegância e simpatia, Andrelina Rodrigues foi coroada a nova Rainha do Abacaxi, recebendo os aplausos do público e sendo reverenciada ao som da Radiola Mega Brisa do Som.

O terceiro dia, sábado (25), foi de pura energia. A Carretinha DR Sound voltou a agitar o público e deu início à divertida competição “Quem come mais abacaxi?”.
O vencedor foi José Lucas, da cidade de São Bento, que conseguiu comer impressionantes 2,204 kg do abacaxi mais doce do Brasil em apenas cinco minutos!

A noite seguiu em clima de festa com o show contagiante aparelhagem Poderoso Rubão, do Pará, que fez o público dançar e cantar até o final da noite, marcando uma das apresentações mais animadas do festival.
No domingo, 26 de outubro, o último dia do festival manteve a empolgação em alta. A Carretinha DR Sound abriu a tarde e, em seguida, aconteceu o aguardado Bingo da Torre de Abacaxi. A torre, composta por 2 mil abacaxis e avaliada em R$ 12 mil, teve como grande ganhadora Luciana Jussara, que, para surpresa de todos, vendeu sua torre no mesmo momento para um empresário presente no evento.
Para encerrar em grande estilo, o palco foi novamente tomado pela energia do Poderoso Rubão, que comandou o show de encerramento com muito ritmo e alegria, colocando todo mundo para dançar.

Um festival que ficará na história
O Festival do Abacaxi 2025 foi um verdadeiro sucesso, consolidando-se como uma celebração da identidade turiense, da força do campo e da riqueza cultural da região.
Com organização impecável e uma programação diversificada, o evento reafirmou o orgulho de Turiaçu e mostrou ao Maranhão, e ao Brasil, por que o abacaxi turiense é o mais doce e mais amado do país.